descricao

A Jorge Garcia Companhia de Dança oferece dois workshops gratuitos na Casa das Caldeiras

 

A Jorge Garcia Companhia de Dança oferece dois workshops gratuitos na Casa das Caldeiras, em São Paulo, nos dias 11 a 22 de setembro. O primeiro deles, “O Som no Cinema”, será realizado de 11 a 15 de setembro com Diego da Costa, diretor, roteirista, montador e microfonista de cinema.

Esse workshop é uma introdução ao universo da captação e construção sonora e das possíveis intersecções entre o cinema, o teatro e a dança. O objetivo será desenvolver com os participantes um espaço poético de criação, por meio da concepção do desenho de som, compreensão do espaço e do uso da estrutura corporal para a captação sonora. 

Serão trabalhados o Corpo - posições e posturas do microfonista, os ouvidos do técnico de som, o espaço, a percepção sinal/ ruído, narratividade sonora, foco e presença sonora e o som como evento.

Diego da Costa é diretor, roteirista, montador e microfonista de cinema e dirigiu os filmes ‘Os Caubóis do Apocalipse’, ‘A Plebe é Rude’, ‘Argentino’ e ‘Ato I - Um Artista da Fome’. Trabalhou na captação e mixagem de som direto em dezenas de filmes e séries brasileiras nos últimos dez anos.

O segundo workshop é “Fotografia e Luz no Cinema”, com Azul Serra, e acontece de 18 a 22 de setembro também na Casa das Caldeiras, gratuitamente. 

Sobre a Cinemato Grafia, a arte de se comunicar por imagens, o diretor Azul Serra vai explanar sobre as infinitas maneiras de escrever poesias com imagens, criar histórias e encantar. Usando somente um enquadramento (câmera) e luz, o curso vai mostrar a possibilidade de criar imagens fortes e evocar sentimentos, emoções e sensações. 

Nestes encontros serão apontadas, na prática, noções de composição, fotografia, movimentos de câmera, linguagem cinematográfica, iluminação e também elementos da parte técnica. Alinhado ao estudo já desenvolvido pela Jorge Garcia Companhia de Dança, Azul Serra vai explorar as gramáticas visuais e suas possibilidades de reinvenção.

Azul Serra é diretor de fotografia baseado em São Paulo, graduou-se em Cinema pela FAAP, com mestrado em Fotografia Documental na London College Comunication, e se formou no Global Cinematography Institite em LA.  Atua nas diversas modalidades cinematográficas: longas, curtas, documentários, filmes publicitários e clipes. 

Nos últimos três anos, filmou longas metragens com os diretores Andrucha Waddington, Carol Jabour, Breno Silveira, Marcos Prado, Caio Soh, Henrique Goldman, Allan Fitterman e  outros. Agora está finalizando a série da Netflix "O Mecanismo" de José Padilha e prepara o próximo filme de Heitor Dhalia.

Serra viveu em Londres de 2006 a 2013, lá rodou muitos curtas metragens, clipes, comerciais e dois longas metragens. Atuou como cinegrafista freelancer com correspondentes internacionais para as três maiores emissoras de TV brasileiras – Globo, SBT e Record – viajando para mais de 26 países, com destaque para coberturas em zonas de conflito como Egito, Tunísia, Palestina e Líbia, durante a Primavera Árabe. 

Serviço
Workshop “O Som no Cinema”, com Diego da Costa
11 a 15 de setembro l segunda a sexta-feira | 10 às 14h
Inscrições até sexta-feira dia 08/09. 
Enviar e-mail para producao@ciajgarcia.com colocando no assunto: ‘workshop o som no cinema’ e no corpo do e-mail nome, data de nascimento, telefone para contato e uma escrita (de no máximo 10 linhas) falando sobre seu interesse no workshop e experiência com sonorização no cinema.

ATIVIDADE GRATUITA
Público-alvo: artistas consolidados, estudantes de arte, interessados nas intersecções entre a dança e o cinema | Vagas: 10 | Divulgação dos selecionados via e-mail: sábado 09/09

Workshop “Fotografia e Luz no Cinema”, com Azul Serra
18 a 22 de setembro
segunda, quarta e sexta das 10h às 14h | terça e quinta das 18h às 22h
Inscrições até sexta-feira dia 08/09. 
Enviar e-mail para producao@ciajgarcia.com colocando no Assunto: Workshop Fotografia e Luz no Cinema e no corpo do e-mail nome, data de nascimento, telefone para contato e uma escrita (de no máximo 10 linhas) falando sobre seu interesse no workshop e experiência com fotografia e luz no cinema.

ATIVIDADE GRATUITA 
Público-alvo: artistas consolidados, estudantes de arte, interessados nas intersecções entre a dança e o cinema | Vagas: 10 | Divulgação dos selecionados via e-mail: sábado 09/09

Serviço
Casa das Caldeiras, Avenida Francisco Matarazzo, 2.000. 
Água Branca. São Paulo. SP. Tel. 11 97040-1750

Informações:
Canal Aberto Assessoria de Imprensa

Márcia Marques 
Fones: 11 2914 0770 Celular: 11 9 9126 0425  

 

Compartilhar :