descricao

Cia dos Pés, conhecida por suas produções que mesclam técnicas do teatro, da dança, dos esportes radicais e do circo, comemora 10 anos com a estreia de Eufonia no Sesi Piracicaba

 

Piracicaba é a primeira das seis cidades a receber Eufonia, novíssimo espetáculo da Cia dos Pés

 

A peça, norteada pelo surrealismo, é um olhar poético sobre a mágica de perceber o mundo e se comunicar, traça um paralelo com a voz da criança, que desde o nascimento se comunica com o olhar, com o sorriso, com o choro, com os gestos e constrói as primeiras palavras pelo instinto, por convivência e pelo que ouve do mundo.

 

Ao completar 10 anos de estrada, a Cia dos Pés comemora essa década com um projeto bastante especial, em parceria com o Sesi SP: levar a seis cidades do interior de São Paulo – Piracicaba, São José dos Campos, Itapetininga, Sorocaba, Araraquara e São José do Rio Preto, seu novíssimo espetáculo Eufonia, voltado ao público infantil.

Os piracicabanos serão os primeiros a receber Eufonia e as atividades paralelas (oficinas e ensaio crítico) a partir do dia 31 de agosto, no Sesi Piracicaba. Até dia 6 de setembro a cidade terá a chance de vivenciar o ensaio aberto para o público mirim, duas oficinas para atores, bailarinos e educadores, além da estreia do novo espetáculo, tudo gratuito.

 

Sobre o espetáculo Eufonia

A palavra eufonia significa ‘som agradável’ ou ‘efeito acústico agradável na junção de dois sons’, em oposição à cacofonia. É com essa intenção que Eufonia começa no palco, quando o raiar do dia anuncia o nascimento da cigarra, vivida pela atriz Angélica Zignani. E ela vai dividir com o espectador todas as suas sensações, experimentações, quedas, frio, medo, cheiros e aromas. Mas é o som que levará o público para uma viagem sobre a comunicação e a percepção do mundo.

Em cena, a cigarra tem a companhia de personagens como o sabiá, o chapéu, a mosca e a flor. Todos estão em um jardim, e a cigarra mostra por meio da dança, um universo cheio de possibilidades de comunicação. Eufonia busca mostrar que desde o nascimento a criança se comunica com o olhar, com o sorriso, com o choro, com os gestos. E essas pequenas manifestações são tentativas de se conectarem com o mundo novo.

De forma lúdica, delicada e contagiante, esse projeto comemorativo dos dez anos da Cia dos Pés evidencia que o nascimento parte do silêncio, portanto, a percepção dos sons está correlacionada com a nossa própria consciência de mundo.

 

Atividades paralelas

No dia 31 de agosto, quinta, às 14h, a companhia proporciona ao público infantil a oportunidade de se tornar crítico de teatro no Ensaio Aberto Críticos Mirins. Os pequenos poderão, após assistir ao ensaio antes da estreia, interagir, comentar, trocar experiências e contar sobre suas percepções aos artistas do Eufonia.

A Oficina Risco Móbil propõe o conhecimento artístico sobre o próprio corpo. Acontece nos dias 3 e 4 de setembro, domingo às 10h, e segunda, às 19h, para atores e bailarinos a partir de 14 anos. No dia 6 de setembro, quarta, às 13h30, a oficina é aplicada aos educadores e objetiva prepará-los para que questionem em sala de aula a importância da linguagem corporal.

 

Sinopse Eufonia

Na história, o jeito que se encontra para conversar é como uma dança, os sons fazem trança na língua, querendo escapar da boca. Todo ruído ao redor é capturado e transformado em fantasia. Desse jeito o mundo se mostra para essa nova voz que busca seu tom, na imensidão de um jardim.

A peça, norteada pelo surrealismo é um olhar poético sobre a mágica de perceber o mundo e se comunicar. Traça um paralelo com a voz da criança, que desde o nascimento se comunica com o olhar, com o sorriso, com o choro, com os gestos e constrói as primeiras palavras pelo instinto, por convivência e pelo que ouve do mundo.

 

Cia Dos Pés - Histórico

A Cia Dos Pés nasceu na cidade de São José do Rio Preto em 2007 com a intenção de pesquisar as técnicas verticais e o teatro, tendo como objetivo a convergência das artes, somando a dança e as artes visuais para estudar o corpo e observar seu equilíbrio/desequilíbrio.

A partir dessa premissa, o grupo faz a relação da instabilidade com a cenografia, com a interpretação, com a cena e a ampliação disso tudo para o público e busca colocar no palco questões atuais da existência humana.

Dentro de seu repertório tem projetos contemplados por editais nacionais, estaduais e municipais e em 2008, o espetáculo “ASAS” foi premiado como melhor espetáculo de rua na Feria de Teatro de Castilla y León, em Salamanca, na Espanha.

A companhia conta com nove trabalhos em seu currículo: Asas (2007), Um Dia para Sempre (2009), Casca de Nós (2010), Fluxo (2010), “...” (2011), Expresso Caracol (2012), Plástico Bolha (2013), Pequenos Olhos (2016) e Mente (2016).

 

Ficha técnica

Concepção: Cia dos Pés/ Direção artística e Figurino: Linaldo Telles/ Elenco: Angélica Zignani/ Direção de Movimento: Mariane Cerilo/ Cenografia: Kesler Jamal Contiero/ Iluminação: Fuad Jamal Neto/ Trilha sonora: Amanda Naraine/ Psicopedagoga: Reni Trombi/ Design gráfico: Anna Shaw

 

Serviço - Cia dos Pés

Sesi Piracicaba

Avenida Luiz Ralph Benatti, 600 - Vila Industrial – Piracicaba – SP

Tel. (19) 3403-5900

 

Ensaio Aberto Críticos Mirins

31 de agosto de 2017 | Quinta, às 14h

 

Eufonia

02 de setembro de 2017 | Sábado e domingo, às 16h

Duração: 50 min/ Recomendação: Livre/ Capacidade: 320 lugares

 

Oficina Risco Móbil para atores e bailarinos

03 e 04 de setembro de 2017

Domingo, às 10h/ Segunda, às 19h

Carga horária: 4h

A partir de 14 anos

 

Oficina Risco Móbil para professores

06 de setembro de 2017

Quarta, às 13h30

Carga horária: 4h

Os ingressos para o espetáculo Eufonia são gratuitos e estão disponíveis para reserva no sistema Meu SESI (www.sesisp.org.br/meu-sesi). A presença nas oficinas Risco Móbil e no Ensaio Aberto Críticos Mirins deve ser confirmada pelo telefone 19 3403-5928 ou pelo e-mail cacpiracicaba@sesisp.org.br.

 

Outras cidades

15 e 16/09 – São José dos Campos;

22 e 23/09 – São José do Rio Preto;

29 e 30/09 – Araraquara;

13 e 14/10 – Sorocaba;

20 e 21/10 – Itapetininga.

 

Informações para a imprensa

Canal Aberto

Tel. 11 2914-07790

Márcia Marques - Cel. 11 9 9126 0425 - marcia@canalaberto.com.br

Daniele Valério - Cel. 11 9 8435 6614 | 9 6705 0425 - daniele@canalaberto.com.br