descricao

Espetáculo KIWI retorna a
São Paulo após muitas indicações a prêmios
 

 
Com direção de Lucianno Maza, texto faz referência à reurbanização imposta aos cidadãos de uma cidade para a realização das Olimpíadas; no foco, uma família despejada e a garota Kiwi, que passa a viver nas ruas

 


Reestreia no próximo dia 11 de novembro de 2017, no Teatro Eva Herz (Av. Paulista, 2073 - Cerqueira César, SP), Kiwi, texto de Daniel Danis, um dos mais importantes e premiados escritores canadenses traduzido pela primeira vez para o português por Lucianno Maza, que também dirige o espetáculo.

A história, ficcional, tem como pano de fundo a realização dos Jogos Olímpicos em uma cidade que, para receber os atletas, remove a população da área pobre urbana para dar lugar às vilas olímpicas. As casas são destruídas, seus ocupantes expulsos. Uma menina é deixada para trás, e passa a viver nas ruas, onde encontra um grupo de outros jovens. Para ser aceita, tem de respeitar as regras do clã e esquecer sua antiga vida e nome. Assim nasce Kiwi, foco do espetáculo homônimo ao nome da personagem central. 

Para viver o papel de Kiwi e Lichia, os atores Rita Batata e Lucas Lentini dão vida à história de uma garota e seu melhor-amigo-namorado-marido Lichia. Todos no grupo tem nome/codinome de frutas ou legumes, só assim podem pertencer ao clã. Em cena, em um clima de terror onírico, os dois personagens vivem no subterrâneo de um mundo em celebração, mas ao qual não pertencem. Com delicadeza, mas sem medo de tocar em feridas, a crítica social surge em temas como o uso e venda de drogas, roubos, violência e prostituição praticados por crianças e jovens moradores de rua (que, no mundo real, somam, aproximadamente, 150 milhões de pessoas, número do relatório da ONU de 2015).


SINOPSE
Às vésperas dos Jogos Olímpicos, a polícia faz sua limpeza social. Uma garota, abandonada por sua família, é acolhida por jovens que lutam pela sobrevivência nas ruas. Ela é batizada Kiwi e terá uma dura trajetória até a esperança de uma vida melhor em um mundo que parece não ter lugar para ela e seus amigos. Texto premiado do autor canadense Daniel Danis com direção de Lucianno Maza.

SOBRE O TEXTO “KIWI”
Escrito por Daniel Danis em 1996, “Kiwi” só foi estrear no Canadá em 2008, em montagem dirigida pelo autor, se tornando um sucesso de público e crítica e faturando o Prêmio Louise-LaHaye e o Prêmio AbitibiBowater. Na sequência, foi a vez de estrear a versão da Alemanha (dirigida por Karsten Dahlem) que garantiu ao texto o Prêmio Alemão de Teatro da Juventude. A obra foi montada ainda na França (dirigida por Mathieu Cauville), na Hungria (dirigida por Ildikó Gáspár), duas vezes no México (dirigidas, respectivamente, por Boris Schoemann e David Gómez) e ganhou uma nova encenação no Canadá em linguagem de Teatro de Animação (dirigida por Guylaine Rivard). A montagem brasileira de “Kiwi”, dirigida por Lucianno Maza, é a primeira em Língua Portuguesa e originalmente criada na América do Sul.

FICHA TÉCNICA

Texto: Daniel Danis/ Direção e tradução: Lucianno Maza/ Elenco: Rita Batata e Lucas Lentini/ Assistência de direção: Náshara Silveira/ Trilha sonora original: Dr Morris/ Figurino: Anne Cerutti/ Cenografia e iluminação: Lucianno Maza/ Operação de luz: Francisco Renner/ Operação de som: Rodrigo Holanda/ Arte gráfica: André Kitagawa/ Fotos: Arô Ribeiro, Bob Sousa e Leekyung Kim/ Assessoria de imprensa: Márcia Marques - Canal Aberto/ Produção executiva: Berenice Haddad/ Idealização e produção: Lucianno Maza/ Realização: Projeto Grande Elenco

SERVIÇO
KIWI

Temporada: 11 de Novembro a 10 de Dezembro
TEATRO EVA HERZ
Livraria Cultura - Conjunto Nacional
Avenida Paulista, 2073 - Cerqueira César
Sábados e domingos às 15h
Ingressos: R$ 40
Duração: 60 minutos/ Classificação: 12 anos / Lotação: 168 lugares (quatro para cadeirantes)
Bilheteria: 3170-4059 / www.teatroevaherz.com.br
Terça a sábado, das 14h às 21h. Domingos das 12h às 19h.
Formas de Pagamento: Dinheiro / Cartões de débito – Visa Electron e Redeshop / Cartões de crédito – Amex, Visa, Mastercard, Dinners e Hipecard. Não aceita cheque. Vendas: www.ingressorapido.com.br


Informações para a imprensa
Canal Aberto 

Tel. 11 2914-07790
Márcia Marques | Cel. 11 9 9126 0425 | marcia@canalaberto.com.br 
Daniele Valério | Cel. 11 9 8435 6614 | 9 6705 0425 | daniele@canalaberto.com.br

Compartilhar :