descricao

MITSP TRAZ DRAMATURGA E ENCENADORA SUECA LIV ELF KARLÉN PARA WORKSHOP GRATUITO



Em encontro com artistas brasileiros, ela mostra na prática seu método sobre como percebemos e performamos gênero, sexualidade e raça na vida diária e nos palcos  
 

 

De 17 de janeiro a 10 de fevereiro estarão abertas as inscrições para o workshop “Des–normatividade: possibilidades criativas de expressão”, com encenadora e dramaturga Liv Elf Karlén, que será realizado na Oficina Cultural Oswald de Andrade. As inscrições são pelo site mitsp.org e o resultado da seleção sai dia 17 de fevereiro.


O método de Liv usa a masculinidade e a feminilidade como ferramentas criativas
para a imaginação e a interpretação dos artistas e não como camisas de força


Des–normatividade: possibilidades criativas de expressão
No cotidiano e também no teatro, a normatividade acaba ditando modos de ser e de agir socialmente, silenciando singularidades e tornando limitadas as possibilidades expressivas. A dramaturga e encenadora sueca Liv Elf Karlén, um das autoras do livro Mais que isso – Pensamento sobre Atuação Gênero-Curiosa (publicado em seu país em 2008), criou um método sobre como percebemos e performamos gênero, sexualidade e raça tanto na vida diária quanto nos palcos. Em seu workshop prático, ela partilhará técnicas que desconstroem os usuais estereótipos reproduzidos no teatro e também a atuação normativa. Assim, pretende estimular a busca por novas e amplas expressões artísticas. Durante seis dias, os participantes aprenderão novas formas de trabalhar com o movimento, com a construção física e simbólica de personagens e com a relação entre corpo e espaço. O método de Liv usa a masculinidade e a feminilidade como ferramentas criativas para a imaginação e a interpretação dos artistas e não como camisas de força. 

A atividade – que é gratuita – contará com o acompanhamento de um tradutor. Haverá seleção.O workshop dispõe de vagas limitadas. As inscrições e o regulamento estarão disponíveis no site www.mitsp.org.

Liv Elf Karlén (Suécia, 1982) é encenadora e dramaturga. É uma das principais criadoras de técnicas de atuação para desafiar as normas sociais na Suécia e na Finlândia. Há mais de dez anos, ela ensina métodos para ampliar a forma como percebemos e performamos gênero, sexualidade e raça tanto na cena como nas estruturas organizacionais e nos processos educacionais nas escolas de atuação e nas instituições mais famosas da Suécia. É autora do livro "Mais que isso – Pensamento sobre Atuação Gênero-Curiosa" (2008).
 

Workshop
Oficina Cultural Oswald de Andrade. 
Rua Três Rios, 363, Bom Retiro. Metrô Tiradentes.
De 26/2 a 03/3, seg. a sáb., 10h às 15h. 
Participantes: 15 artistas
Seleção para um ouvinte-pesquisador 
 

Informações à imprensa
Canal Aberto Assessoria de Imprensa

Márcia Marques | Flávia Fontes | Daniele Valério | Kelly Santos
Fones: 11 2914 0770 | Celular: 11 9 9126 0425 (Márcia) | 11 9 8187 8462 (Flávia)
Email: marcia@canalaberto.com.br | flaviafontes@canalaberto.com.br

 

Compartilhar :