descricao
Teatro da Vertigem chega a capital capixaba om o projeto “Kafka na Estrada” dentro da programação da 13ª edição do Festival Nacional de Teatro da Cidade de Vitória
 
Com o patrocínio da Petrobras, além da curta temporada de O Filho, o grupo paulistano ainda realiza uma mostra de filmes, roda de conversa e laboratório cênico. As atividades acontecem entre 17 e 21 de outubro de 2017.
 
 
 
Após passar por Recife e Salvador, o projeto Kafka na Estrada – um projeto de viagem, do Teatro da Vertigem, chega a Vitória para temporada inédita. Com patrocínio da Petrobras e apoio do Sesc-ES, apresentações, mostra de filmes, roda de conversa e laboratório de criação cênica fazem parte da 13ª edição do Festival Nacional de Teatro da Cidade de Vitória.
 
Celebrando 25 anos de trajetória e 11 anos de parceria com a Petrobras, a vinda à capital pernambucana é um acontecimento importante que o Teatro da Vertigem comemora e reconhece como essencial para a manutenção do trabalho. “Ao longo da última década, construímos com a Petrobras uma relação de parceria que vem viabilizando algo raro no Brasil hoje, pensar a continuidade da pesquisa e experimentação teatral. E isso é algo que devemos celebrar!”, declara Eliana Monteiro, uma das diretoras artísticas da companhia.
 
Vitória entra no circuito a partir do dia 17 de outubro. A programação traz à cidade uma adaptação da peça “O Filho”, mostra de filmes, roda de conversa e um laboratório cênico que abre a temporada do grupo pela região.
 
Desde 2010, Kafka e seu universo despertaram o interesse de estudos do Teatro da Vertigem que iniciou com a montagem da obra Kastelo. Já em 2015, o olhar do grupo volta-se novamente para o autor tcheco no espetáculo “O Filho”, que estará em cartaz em Vitória nos dias 20 e 21 de outubro, com duas sessões diárias no Centro Cultural Sesc Glória. A montagem tem direção de Eliana Monteiro, dramaturgia de Alexandre Dal Farra e elenco composto por Mawusi Tulani, Paula Klein e Sergio Pardal.

Paralelo às apresentações, a equipe do Teatro da Vertigem preparou uma programação variada e especial. Os diretores do grupo conduzirão o Laboratório de Criação Cênica destinado a estudantes, atores, diretores, artistas locais e profissionais das artes cênicas. As atividades serão de 17 a 20 de outubro, das 9h às 13h, também no Sesc Glória.

Além disso, o público local ainda terá a oportunidade de conhecer ou rever as peças de maior destaque do grupo em uma Mostra de Filmes que acontecerá no dia 18, a partir das 18h30, e uma roda de conversa com os diretores no dia 19, das 16h às 19h (programação abaixo).

 
Sobre “O Filho”
Inspirado em Carta ao Pai, o espetáculo “O Filho” atualiza o corrosivo acúmulo de frustração e raiva, fruto de uma vida miserável no campo dos afetos, retratando o universo da família e exprimindo a debilidade de seus vínculos. 
O espetáculo expõe a trajetória e as relações de Bruno com seus pais, seus filhos e suas mulheres. Ao constatar e descrever as situações vividas para si, ele tenta aprender, entre outras coisas, o que é ser um homem de verdade. 
Longe de ter como proposta a mera fruição de um clássico da literatura para ilustração da plateia, o Teatro da Vertigem se debruça sobre tais relações na contemporaneidade.
 
Sobre o “Aldeia”
O Aldeia é um projeto onde a população tem a oportunidade de desfrutar da programação artística com a apresentação de oficinas de teatro, dança, música, cinema, literatura, circo e artesanato. São 13 pólos distribuídos pela cidade e a presença de aproximadamente 60 grupos movimentando os 10 dias de aldeia.
 
Ficha Técnica – O Filho
Direção: Eliana Monteiro/ Texto: Alexandre Dal Farra/ Dramaturgismo: Antônio Duran/ Atores: Mawusi Tulani, Paula Klein e Sergio Pardal/ Desenho e Operação de Luz: Guilherme Bonfanti/ Cenografia: Marisa Bentivegna/ Figurino: Marina Reis/ Trilha Sonora: Erico Theobaldo/ Diretor de Cena: Daniel Roque/ Operação de Som: Lutz Gallmeister/ Designer: Grissel Piguillem/ Assessoria de Imprensa: Canal Aberto – Márcia Marques/ Produção Executiva: Andrea Pedro/ Assistente de Produção: Leonardo Monteiro/ Direção de Produção: Teatro da Vertigem/ Apoio: Sesc-PE/ Patrocínio: Petrobras
 
 
Serviço
TEMPORADA O FILHO
Dias: 20 e 21/10, às 18h e 20h 
Local: Centro Cultural Sesc Glória  (Av. Jerônimo Monteiro, 428 - Centro) 
Ingressos: R$ 6 (inteira) e R$ 3 (meia) | plateia reduzida

***

LABORATÓRIO DE CRIAÇÃO CÊNICA
Dias: 17 a 20/10, das 9h às 13h 

Local: Centro Cultural Sesc Glória  - Sala de Dança (Av. Jerônimo Monteiro, 428 - Centro) 

Informações: (27) 3232.4750 / 3222.0869 / cultura@es.sesc.com.br / festivalvitoria@terra.com.br

Inscrições: envio de currículo até dia 13/10 para cultura@es.sesc.com.br

***
 
MOSTRA DE FILMES + RODA DE CONVERSA
Dia: 18/10. das 18h30 às 21h

Informações: (27) 3232.4750 / 3222.0869 / cultura@es.sesc.com.br / festivalvitoria@terra.com.br

***

Local: Centro Cultural Sesc Glória

Teatro Virgínia Tamanini (Av. Jerônimo Monteiro, 428 - Centro) 

Informações: (27) 3232.4750 / 3222.0869 / cultura@es.sesc.com.br / festivalvitoria@terra.com.br


Informações para a imprensa
Canal Aberto 

Tel. 11 2914-07790
Márcia Marques | Cel. 11 9 9126 0425 | marcia@canalaberto.com.br 
Daniele Valério | Cel. 11 9 8435 6614 | 9 6705 0425 | daniele@canalaberto.com.br
Compartilhar :