Daiane Baumgartner comanda Laboratório de Bonecos-Híbridos na Caixa Cultural SP
Atividade gratuita acontece entre os dias 6 e 10 de dezembro e é voltada a artistas e professores. A atriz e bonequeira ainda disponibiliza um espetáculo gratuito no YouTube que utiliza a técnica
Mais fotos AQUI
Os professores e artistas que quiserem explorar o lado criativo podem se inscrever no Laboratório de Bonecos-Híbridos, com Daiane Baumgartner, que acontece entre os dias 6 e 10 de dezembro, das 13h às 17h, na Caixa Cultural São Paulo (Praça da Sé, 111 - Centro Histórico). A atividade é gratuita. Para participar, é preciso se inscrever no link: https://forms.gle/LcwrTgAYtX4u1G5H6 entre os dias 26 de novembro e 4 de dezembro e aguardar o e-mail com a convocação.
Boneco-híbrido é aquele em que parte do corpo do manipulador ajuda a compor o boneco. São diversas técnicas utilizadas para desenvolvê-los e, no curso, Daiane ensina a esculpi-los em espuma, com acabamento em tecido e tintas. A atividade tem duração total de 20 horas e garante certificado.
“Como é um processo delicado e demorado, os alunos não sairão do laboratório com um boneco totalmente pronto. No entanto, a turma conhecerá e entenderá todas as etapas para dar continuidade ao trabalho em casa”, conta Baumgartner.
A espuma, os tecidos, as linhas, as agulhas e as tintas serão fornecidas pelo curso. Mas cada aluno deve levar os seguintes materiais para uso pessoal: tesoura, estilete bem afiado, lápis e borracha.
“A construção de um boneco-híbrido em espuma é muito parecida com o ato de esculpir uma escultura em mármore ou madeira. Qualquer pessoa consegue aprender. Por isso, não é exigido nenhum conhecimento prévio para participar das aulas”, afirma a artista.
Além da vivência prática, os alunos participam de conversas, discussões e ainda assistem a vídeos sobre teatro de bonecos. Ao mesmo tempo, descobrem como desenvolver uma poética pessoal relacionada a essa arte.
Bonecos-híbridos em ação
Está disponível no canal do YouTube de Daiane Baumgartner o espetáculo Violeta, que utiliza uma boneca-híbrida hiper-realista feita com termoplástico. “Embora a técnica seja diferente da ensinada no laboratório da Caixa Cultural, é interessante ver a peça e entender as potencialidades dessa linguagem”, defende a bonequeira.
Na trama, após a perda de seu marido, Violeta vai para a casa de seus filhos levando tudo o que tem. Na estação de trem conhece Antonio Bento, um músico de rua e inventor. A partir desse encontro, o público é convidado a acompanhar as lembranças, dores e amores da vida dessa senhora.
Além disso, em 2024, a artista faz novas apresentações de Memórias de Alice, trabalho que explora temas como a solidão da infância e o anulamento da criança quando ela começa a construir sua individualidade.
SERVIÇO
Laboratório de Bonecos-Híbridos, com Daiane Baumgartner
Inscrições: de 26 de novembro a 4 de dezembro
Link para inscrições: https://forms.gle/LcwrTgAYtX4u1G5H6
Data do Laboratório: 6 a 10 de dezembro, das 13h às 17h
Local: Caixa Cultural São Paulo - Praça da Sé, 111 - Centro Histórico
Vagas: 20 | Gratuito
Os selecionados serão comunicados por e-mail no dia 05 de dezembro de 2023.
Informações à imprensa
Canal Aberto Assessoria de Imprensa
Há 30 anos divulgando cultura
Márcia Marques - 11 9 9126 0425 | marcia@canalaberto.com.br
Daniele Valério - 11 9 8435 6614 | daniele@canalaberto.com.br
www.canalaberto.com.br