descricao

Diversão em cena | Teatro infantojuvenil |Três Lagoas (MS)


Ministério da Cultura e Fundação ArcelorMittal apresentam o espetáculo Vila Tarsila, da Cia Druw em Três Lagoas, MS

O infantojuvenil se apresenta no Galpão da NOB nos dias 11 e 12 de novembro 

 

Link de fotos AQUI
 

A premiada Cia Druw realiza duas apresentações gratuitas do espetáculo de dança infantojuvenil Vila Tarsila nos dias 11 e 12 de novembro de 2023 no Galpão da NOB (Nossa Sra. Aparecida, Três Lagoas - MS). Junto das apresentações, a companhia ministrará duas oficinas, uma voltada para o público infantil e outra para educadores. As apresentações são viabilizadas por meio do Projeto Diversão em Cena, da Fundação ArcelorMittal. 

Vila Tarsila transporta o espectador ao mundo antropofágico da artista brasileira Tarsila do Amaral. Criada por Miriam Druwe em parceria com Cristiane Paoli Quito, a obra remonta a trajetória criativa da artista, desde suas primeiras impressões sobre cores e formas, até as origens dos elementos que influenciaram diretamente em sua criação artística.

Passando por importantes obras, como Abaporu, Sol Poente, A lua, Manacá, A Cuca, O sapo, O touro, São Paulo e Operários, “Vila Tarsila” constrói uma narrativa envolvente e lúdica, ambientada na década de 1920, período que em Tarsila realizou uma série de viagens ao redor do Brasil, que serviram de inspiração para seus célebres quadros. Na peça, a imaginação viajante da artista vai sendo atravessada por diversas memórias de sua infância, desde as brincadeiras que recheavam suas tardes na fazenda em que vivia em Capivari, no interior de São Paulo, onde corria livremente entre pedras, árvores, cactus e brincava com bonecas feitas de mato, até o rigor da educação francesa que recebeu de seus pais. Tudo isso, numa combinação deliciosa de música, dança e vídeo que fazem jus à história da pintora que inaugurou a arte moderna no Brasil.  

A Cia Druw

A Cia Druw vem desenvolvendo sua trajetória no cenário artístico da dança contemporânea por meio de uma intensa atividade que tem como foco de pesquisa, criação, difusão e formação cultural.

Criada em 1996 pela bailarina e coreógrafa Miriam Druwe, a Cia Druw vem desenvolvendo um trabalho cujo principal objetivo é experimentar novas possibilidades de pesquisa e criação dentro de uma linguagem própria. Seus temas percorrem caminhos variados, com um estilo coreográfico que passeia de forma bem humorada e reflexiva por temas do cotidiano e questões internas e externas da natureza humana.

Ao longo de 17 anos, a Cia Druw vem disseminando seu trabalho em âmbito nacional

e alcança público das mais variadas classes sociais e faixas etárias através de seu variado repertório, realização de oficinas para bailarinos, atores, crianças e educadores, sistematizando propostas de instrumentalização (capacitação) de profissionais para que possam desenvolver seus trabalhos com uma abordagem mais consciente, criativa e construtiva da dança e suas possibilidades de associação com outras linguagens como artes plásticas, teatro, música e poesia.

Reconhecida pela crítica e convidada a participar de vários eventos e festivais de dança em todo o país, a Cia Druw tem como um de seus objetivos a formação e a criação de espetáculos que possam contribuir para formação de público para a dança contemporânea, com temas atuais de interesse geral.

Sinopse

“Vila Tarsila”, espetáculo da Cia. Druw de Dança Contemporânea, transporta o espectador ao mundo antropofágico da artista brasileira Tarsila do Amaral. Num roteiro lúdico, que remonta sua trajetória criativa, desde suas primeiras impressões sobre cores e formas, até as origens dos elementos que influenciaram diretamente em sua criação artística, o trabalho mergulha na imaginação viajante de Tarsila, jogando luzes sobre suas memórias de infância: das brincadeiras que recheavam as tardes na fazenda onde vivia em Capivari, no interior de São Paulo, onde corria livremente entre pedras, árvores, cactus e brincava com bonecas feitas de mato, em contraponto com a educação francesa que recebeu de seus pais.

Diversão em Cena, da Fundação ArcelorMittal

Promovido pela Fundação ArcelorMittal há 13 anos, o Diversão em Cena está presente em mais de 60 territórios, sempre levando atrações culturais (gratuitas ou a preços populares) aos teatros e espaços públicos das cidades por onde passa. A temporada 2023 do maior programa para formação de público para teatro infantil do país faz parte das ações comemorativas pelos 35 anos da Fundação ArcelorMittal.

O projeto Diversão em Cena, um dos maiores programas de formação de público para teatro infantil do país, tem o objetivo de levar diversão, cultura e entretenimento para milhares de crianças e famílias, priorizando, além do público das capitais, diversas comunidades com pouca ou nenhuma oferta cultural, localizadas fora dos centros urbanos, inclusive em áreas rurais. 

Fundação ArcelorMittal

A Fundação ArcelorMittal é o núcleo de investimento e transformação social do Grupo ArcelorMittal, e sua estratégia principal se divide em três eixos de atuação: educação, cultura e esporte. Por meio de projetos e iniciativas nessas áreas, se propõe a transformar a vida de crianças e jovens de forma coletiva e participativa, compartilhando conhecimento e inovação, contribuindo para a inclusão e a formação de cidadãos para um futuro melhor. Saiba mais em: www.famb.org.br. 

Acesso e formação de público

Para contribuir com a democratização do acesso à cultura, a Fundação ArcelorMittal atua diretamente em duas vias: a formação de público e a formação de profissionais para atuarem na área cultural. Neste contexto, destaca-se o Diversão em Cena. Realizado em parceria com grupos e produtores culturais, que contam com patrocínio da ArcelorMittal e Belgo Arames por meio das Leis Federal, Estaduais e Municipais de Incentivo à Cultura, a iniciativa leva apresentações teatrais gratuitas ou a preços populares a teatros, escolas e praças públicas de todo o Brasil. Em dez anos de programa, o Diversão em Cena já ultrapassou 2 mil espetáculos pelo país e alcançou um público de cerca de 1 milhão de pessoas.

FICHA TÉCNICA 
Direção Geral e Artística:
Miriam Druwe
Roteiro e Direção Cênica: Cristiane Paoli Quito 
Concepção: Miriam Druwe e Cristiane Paoli Quito
Cenário e figurino: Marco Lima
Desenho de luz: Marisa Bentivegna
Trilha sonora: Natália Mallo
Interpretes: Alessandra Fioravanti, Anderson Gouvêa, Elizandro Carneiro, Letícia Rossi, Manu Fadul, Miriam Druwe e Orlando Dantas
Operador de luz: Pedro Moura
Produção: Tono Guimarães/Plataforma Movente
Realização: Miriam Druwe Produções Artísticas

SERVIÇO
Vila Tarsila

Dias 11 e 12 de novembro de 2023

Sábado e Domingo, às 17h. 
Galpão da NOB (Nossa Sra. Aparecida, Três Lagoas - MS). 
Duração: 60 minutos | Faixa etária: Livre
Lotação: 250 pessoas
Acessibilidade: Sessões com audiodescrição e Libras
https://www.eventbrite.com/e/vila-tarsila-da-cia-druw-espaco-nob-tickets-742967274117?aff=oddtdtcreator

"Recursos e Percursos do Processo Criativo: um olhar artístico sobre o pedagógico" - Oficina para Educadores: Dia 11 de Novembro, às 14h.
Sem inscrição prévia.

"Lúdico na Dança" - Oficina para Crianças: Dia 12 Novembro, às 14h (Com Intérprete de Libras).
Inscrições: a partir das 13h, no Galpão do NOB

Informações à imprensa 
Canal Aberto Assessoria de Imprensa
Há 30 anos divulgando cultura

Márcia Marques - marcia@canalaberto.com.br | 11 9 9126 0425
Daniele Valério -
daniele@canalaberto.com.br | 11 9 8435-6614
www.canalaberto.com.br